2011-02-15

A Fixxxer's guide to...

Como obter o visto de trabalho pro Reino Unido (UK)

Pra obter o visto de trabalho no UK é preciso seguir um processo um tanto quanto burocrático. Porém, no caso do UK, bastante rápido.

 Tipos de visto

A melhor fonte de referencia é o Site oficial do UK Border Agency, agencia responsável pelos vistos.
Existem basicamente 2 tipos de vistos pra trabalho pra nós meros mortais brasileiros sem cidadania europeia:
Tier 2, Skilled Worker
Tier 1 (General)

O primeiro item é pra "Skilled professionals" que tem um Sponsor. Não tenho noção do quão dificil é de conseguir um sponsor, mas imagino que não é facil.

O segundo, que foi o visto que eu consegui é pra "High Skilled Professionals". A principal característica é que NÂO precisa dum sponsor, ou seja, te concedem o visto mesmo tu não tendo uma oferta de trabalho.

Além desses 2 existem os outros tipos de visto (empreendedor, estudante, etc). É possivel conferir todas as opções no site deles.

Requisitos

Pra obtenção do visto é utilizado um sistema de pontuação. Cada requisito que tu atende te concede um número de pontos cuja soma tem que exceder um limite.
O site dispõe do points-based calculator, pra que o candidato faça uma auto avaliação e verifique se ele atende os requisitos.

Os principais requisitos pro Tier 1 são:
- Idade: Até 29 anos se obtem o máximo de pontos.
- Qualificações: é preciso ser formado num curso/universidade reconhecido por eles. Não tive problemas com a unisinos, que já estava na base deles. Mestrado dá mais pontos e doutorado mais ainda.
- Renda: é preciso comprovar renda dos últimos 12 meses antes da aplicação. Quanto maior a tua renda mais pontos tu ganha. Esse é o indicador deles do quão "high skilled" tu é.
Pra calcular a renda é preciso pegar o quanto se ganha no ano de forma bruta (sem descontos), converter pra libras e usar o modificador do teu país. No caso do brasil o modificador é 3.2.
Por exemplo. Se você ganha 4 mil por mês:
4k x 13 = R$ 52k/ano = 15,668.8 libras.
Multiplicando pelo modificador (3.2) temos 50,140.16 libras.
Na tabela deles (50k-54.99k) isso vai dar 30 pontos.
- Experiência no UK: eu não tinha então foi zero.
- Inglês: é preciso um certificado comprovando teu nivel de ingês. Eles aceitam vários, mas no meu caso utilizei o IELTS pois ele é pedido pelo visto Australiano. Cada certificado tem uma "nota" mínima que eles aceitam pra conferir pontos.
- Fundos: É preciso demonstrar que você tem 2,800 libras em conta NOS ULTIMOS 3 MESES. Ou seja, o dinheiro tem q estar lá paradinho 3 meses antes da aplicação.

A calculadora do site vai somando os pontos com base nas respostas e no final te dá um sumário. Ali dá pra ter uma ideia se tu é elegivel ou não.

Processo e Documentação

O processo consiste basicamente em
a) juntar a documentação,
b) fazer a aplicação online e pagar a taxa (cerca de 800 libras se não me engano).
c) ir à um dos escritorios deles levar a documentação, tirar foto e digitais (o mais perto é em SP).

Se tudo der certo em cerca de 1 ou 2 meses você está com o visto (que vale por 2 anos) em casa.

O mais importante pra obtenção do visto é a documentação comprobatória.
No site deles tem um guia completo indicando o que é aceito como prova de cada requisito. É preciso traduzir tudo com tradutor juramentado.
Segue aqui a documentação que eu usei:
- Idade: passaporte
- Qualificações: diploma e "script" do curso.
- Renda: Extrato bancário TRADUZIDO E ASSINADO pelo gerente, e carta da empresa atestando teus rendimentos mês a mês. É mais barato traduzir uma carta da empresa do que traduzir todos teus contra-cheques.
- Ingles: certificado original do IELTS
- Fundos: extrato bancário TRADUZIDO E ASSINADO pelo gerente.

Os detalhes são muito importante. Qualquer coisinha faltando eles negam o visto e você perde tempo e dinheiro (aconteceu comigo).

Quotas, Timing e Mudanças de Requisitos

O mercado lá no UK não tá na sua melhor fase então o governo inglês volta e meia altera as regras pra obtenção do visto pra controlar a entrada de imigrantes.
Na primeira vez que pedi o visto, logo após me ser negado as regras mudaram e passaram a exigir como requisito mínimo ter mestrado. Eu não tinha e por isso não tinha como pedir o visto de novo.
Cerca de uns 8 meses depois eles afrouxaram os requisitos e eu pude pedir de novo.
Desde o ano passado eles estão com um sistema de quotas, que é um limite anual fixo de vistos que eles concedem. Esse limite anual se reflete em quotas mensais. Se você pedir um visto e a quota do mês estiver cheia tem q esperar o mês seguinte. Aconteceu comigo e atrasou meu visto em 1 mês.
Atualmente (na data de escrita desse post) as aplicações pro Tier 1 estão fechadas.
Então se você supostamente preenche os requisitos ou quase, é importante ficar de olho no site regularmente pra se manter atualizado do que mudou.

Boa sorte! Duvidas deixem nos comentários!

No comments:

Post a Comment