2013-04-20

A Fixxxer's guide to...

Religião

Esse é o meu primeiro post sobre religião (e talvez o último). Pra quem não sabe, sou ateu não faz muito tempo. Não sei ao certo há quanto tempo, mas desde criança fui criado num ambiente religioso.
Apesar de meus pais nunca terem imposto a nada, minha vó é a pessoa mais católica que eu conheço e já vi e eu estudei boa parte da minha infância num colégio adventista. Minha primeira namorada era crente e frequentei a igreja com ela por um certo tempo (apesar de na época não gostar daquilo).

Enfim, com o tempo e com informação (thanks to the internet) comecei a me aprofundar um pouco mais e acabei me tornando ateu. Resolvi deixar aqui um apanhado do eu penso, algumas referências interessantes e também um pouco de humor.

A bíblia

A bíblica é a pedra fundamental das religiões cristãs. Cheia de absurdos e inconsistências (as vezes no mesmo livro e no mesmo capítulo), as pessoas continuam utilizando passagens escolhidas seletiva e convenientemente pra justificar todo tipo de idiotices. Basicamente dá pra usar a bíblica pra argumentar qualquer coisa escolhendo um versículo específico.
A biblica é um apanhado de livros compostos por histórias e mitos antigos que alguém algum tempo atrás juntou, adaptou e forçou goela abaixo do povo.



Dá pra notar como as "leis" de deus são compatíveis com costumes bárbaros daquela época.

A igreja católica

A igreja católica é provavelmente a instituição cristã mais antiga que existe. Uma entidade patriarcal que se estrutura numa espécie de pirâmide e tem como lider máximo a figura do papa.
Tem suas próprias interpretações sobre as baboseiras bíblicas e vivem basicamente de doações (e provavelmente outros negócios também).
Envolvidos em diversos escândalos de pedofilia, insistem em acobertar padres pedófilos enquanto colocam suas bundas sujas sobre um trono de ouro. É provavelmente a igreja em maior decadencia atualmente.
Você católico praticante, que vai na missa todo domingo, lamento informar, mas você é conivente e financia uma instituição que esconde e acoberta padres pedófilos.

As igrejas neopentecostais

Também conhecidas como igrejas da prosperidade, estão em forte ascensão, especialmente no brasil. Vendem a ilusão da prosperidade através de teatrinhos, lavagem cerebral, histeria coletiva e doações massivas dos fiéis.

Sinceramente é o grupo que me dá mais nojo. Seus lideres só abrem a boca pra falar merda.





A igreja adventista

Fundada por um maluco que resolveu usar a bíblia pra prever o fim do mundo (que não aconteceu, como sempre), pra mim é a mais inofensiva e honesta das religiões.

O mundo islâmico

Eu conheço bem pouco sobre a religião islâmica e o seu livro sagrado, mas não precisa comentar muito sobre uma religião que acha que isso é coisa de deus:
http://blog.uvaia.com.br/post/2013/04/02/FACES-DO-ISLA-O-ROSTO-DAS-MULHERES-ESCONDIDOS-NOS-PANOS.aspx

O espiritismo, Budismo e assemelhados

O espiritismo parece ser o refugio final da pessoa culta que se deu conta que igreja é um negócio caça níquel. Ainda apegada ao conceito de vida eterna, a pessoa se agarra à ideia de que ela vai viver de novo, e vai seguir aprendendo de vida em vida até chegar sabe-se lá onde. Pois se não for assim a vida não tem sentido.
Popularizada no brasil por um charlatão bondoso chamado Chico Xavier. Mais detalhes aqui:
http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/3417/chico-xavier-e-a-fraude-de-otlia-diogo-a-irm-josefa

Argumentos

Mas até aqui estou apenas resmungando sobre diversas instituições religiosas. O que me convenceu mesmo a abandonar toda essa crendice foram uma série de argumentos. O site "why won't god heal amputees" (porque deus não cura amputados), em inglês, possui uma série de argumentos racionais sobre o assunto.

O tema central do site é em volta da curiosa rejeição de deus para com os amputados. É curioso: deus cura todos os tipos de doenças: cancer, dor de cabeça, dor de estomago; mas por algum motivo bizarro (porque será?) não cura membros amputados. Será que deus odeia os amputados?

Deixo aqui os meus argumentos preferidos:

- Falta de evidência
Se eu te perguntar: "você acredita em duendes?". Prontamente você responde que não. Então eu pergunto: "Porque não?". Você com certeza vai responder: "Porque não existe evidencia de que doendes existam".
Ora pois, não há evidencia de que deus exista (é por isso que se precisa ter fé, se houvesse evidencia não seria fé), porque você acredita em deus? É exatamente a mesma coisa.

- Você não acredita em Deus.
Seja sincero. Se você acreditasse de VERDADE no que a biblia diz, seguiria a risca o que a biblia: abriria mão de coisas mundanas, riquezas. Doaria suas coisas aos pobres. Se dedicaria a espalhar a palavra de deus. Você repete a ideia de que Deus existe por causa de uma ilusão coletiva que a sociedade e seus pais passaram pra você. Rapidamente sem pensar você nem questiona e responde: "hm, pff, lógico que deus existe, não seja besta.". Se você acredita, por que não pratica?

- Milagres
Antigamente se faziam muitos milagres. Engraçado que com a invenção das cameras fotograficas os milagres foram diminuindo. É muito facil associar uma cura ao poder mágico de deus quando é uma doença curável. Quando é algo incurável como um membro amputado deus nunca se manifesta.


Porque nós ateístas temos tanta raiva?

Existe um video famoso da Greta Christina no Skepticon falando justamente sobre isso. Vale a pena conferir:



Pessoalmente falando, o que mais me irrita são pessoas que agradecem a Deus pelas coisas boas de suas vidas: Comprou um carro? deus é bom, foi deus quem me deu. Conseguiu o emprego dos sonhos? Foi deus. Se curou de uma doença? deus me ama, foi ele quem me curou.
Sério, não pode existir gente mais alienada e megalomaníaca. Tem se achar muito especial pra acreditar que deus te dá tudo isso, enquanto essas pessoas aqui não ganham nada:




O fato de você ter nascido num país economicamente forte, numa familia estruturada, ter estudado e batalhado não tem nada a ver com o seu sucesso, né? É tudo a mão de deus...
Essas pessoas ai de cima só se fodem porque não tem deus no coração. É. Faz sentido.

Respeito

Sempre que se ataca religião, as pessoas ofendidas exigem respeito: "Você tem que respeitar as crenças dos outros!". Eu discordo. Eu respeito pessoas, não crenças. Crenças devem ser discutidas. Se sua crença tem uma base sólida e irrefutável, você não deveria se sentir ofendido com ideias contrárias.
Eu apenas acho que as pessoas religiosas estão se iludindo.



Volta e meia as pessoas se defendem dizendo: "ah, mas eu acredito". Porque as pessoas precisam acreditar? Porque não se busca saber, não se busca evidencias?

Pra encerrar...

Eu sou uma pessoa que tem tudo de bom na vida. Cada ano que passa só melhora. Seguindo a lógica cristã eu devia estar na merda pois não tenho deus no coração. Tudo que tenho eu conquistei com meu próprio esforço, alavancado pela situação onde cresci (país, condições economicas, educação, pais, etc). Nada veio de deus.
Mas quem sabe um dia eu vá morrer de uma morte horrivel. Meu avião vai cair, serei atropelado ou mais provavelmente um cancer vai me levar. Nesse dia com certeza virão e dirão: "Viu? Deus tarda mas não falha".

PS: Tá super tarde, o texto tá longo e eu cansei de escrever, logo não revisei o texto.
PS 2: Não sei usar os porques corretamente, como o leitor mais atento deve ter notado. No dia a dia eu uso "pq" indiscriminadamente. Volta e meia eu olho as regras na internet e esqueço no dia seguinte.


No comments:

Post a Comment